top of page

Nos Estados Unidos o uso de estruturas pré fabricadas aumenta com construções mais rápidas.

  • Foto do escritor: C&C
    C&C
  • 24 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura

A empresa Gensler tem trabalhado com o fornecedor de componentes Clark Pacific em vários projetos.



Um painel externo, fabricado pela Clark Pacific sendo posicionado no lugar. Imagem: Clark Pacific

Gensler, uma empresa global de arquitetura, está atualmente trabalhando em nove hotéis da marca CitizenM em toda a América do Norte, incluindo um hotel de 264 apartamentos no bairro da South Lake Union, em Seattle, que, quando for inaugurado em maio, será o primeiro hotel totalmente modular da cidade.


A Gensler está entre um número crescente de empresas de pré moldados que estão incorporando pré fabricação e construção modular em seu projeto. O setor hoteleiro tem sido particularmente receptivo à construção modular, mais notavelmente a Marriott International, que desde 2015 incluiu quartos e banheiros pré-fabricados em mais de 50 de seus projetos.


A Equipe de Construção que trabalhou no projeto citizenM em Seattle instalou de sete a oito módulos por dia, em média, e finalizou todos os compartimentos em 89 dias, reduzindo o cronograma do projeto em quatro meses, e reduzindo o desperdício de construção em até 60%. (Mortenson é o responsável técnico neste projeto hoteleiro.)

Os quartos em si são pequenos; a largura de uma cama king-size e apenas 15 m². Mas eles são projetados e construídos para padrões de marcas de luxo com a mais recente tecnologia de controle. Os quartos também incluirão tablets pessoais que permitem aos hóspedes acompanhar o desempenho de sustentabilidade em tempo real do hotel.


"A pré fabricação tem muitos impactos positivos: na velocidade da construção, na melhoria da qualidade e tolerâncias à construção, nas pessoas e nos processos", observa Daniel Glaessl, Diretor de Design da Gensler em seu escritório na Baía de São Francisco.

Ele diz que seu escritório está usando a pré fabricação "o mais frequentemente possível". Mas há alguns desafios: fábricas podem estar em locais remotos, por exemplo. (Os módulos do hotel citizenM em Seattle foram enviados para o Porto de Seattle de um fornecedor com sede na Europa.) Glaessl acrescenta que a fábrica requer mais planejamento e os componentes precisam ser projetados para que possam caber em caminhões para transporte.


Clark Pacific vê crescimento na demanda por soluções de pré fabricação e construção modular


A medida que a pré fabricação e a construção modular se tornam mais populares nos EUA, equipes de construção e seus clientes têm se voltado para parceiros domésticos de suprimentos. Por exemplo, a Clark Pacific, uma provedora de componentes que opera fora de West Sacramento, Califórnia, desde 1963, está trabalhando com o escritório da Gensler em Seattle através de assistência de design em um hotel em São Francisco.

Clark Pacific é a única fonte para o desenvolvimento daquele edifício, utilizando o Painel Infinito, um sistema padrão de estrutura e conexão que atende ou excede os requisitos das normas americanas: água, vapor, som e código de incêndio. Este projeto está entrando na fase de produção na fábrica do norte da Califórnia da Clark Pacific que irá pré fabricar a fachada do hotel.

A fabricação de fachadas foi como a Clark Pacific começou, diz Mickey Ankheli, AIA, seu diretor de Arquitetura/Design-Build. Mas ao longo dos anos expandiu seu sistema de variedade e entrega de produtos.

A fábrica da Clark Pacific em Woodland, Califórnia, que ocupa 485.000 m², concentra-se em componentes estruturais e produtos para sua divisão de vidro. A fábrica de 185.000 m² da empresa em Fontana, Califórnia, produz Paineis Infinitos e Pré Moldados Arquitetônicos. E sua fábrica em Adelanto, Califórnia, faz componentes estruturais.

Ankheli diz que sua empresa está vendo uma oportunidade na demanda por produtos pré fabricados dos setores habitacionais multifamiliares e de campis de Universidades. Essa demanda está se fortalecendo, ele afirma, por causa da escassez de mão-de-obra da indústria, e a montagem pré fabricada é particularmente adequada para ambientes urbanos apertados.

Mas, ele reconhece, a entrega pré fabricada exige que as decisões de design "sejam limitadas, e os arquitetos precisam entender esses parâmetros". Sua empresa agora se posiciona como um provedor de construção de design turnkey.



A construção de um hotel citizenM em Seattle usou módulos pré-fabricados que eram colocados de sete a oito por dia. Imagem: Gensler e Heywood Chen

"A pré fabricação funciona melhor em projetos que têm muita interação em seu design", diz Glaessl. Então as equipes de design "precisam ser disciplinadas".

Isso não significa que não haja flexibilidade na pré fabricação ou construção modular. Gensler e Clark Pacific estão trabalhando em uma estrutura de estacionamento para um cliente de tecnologia na Área da Baía. A estrutura, que terá capacidade máxima de 2.055 vagas, está sendo projetada para reutilização adaptativa como espaço de escritório, caso as condições do mercado desviem tal mudança de uso.

Ankheli lembra que, no meio do caminho, o cliente da estrutura de estacionamento queria mudanças que incluíssem a adição de um campo atlético ao projeto, por isso a Clark Pacific teve que remodelar o projeto, Ankheli afirma que a pré fabricação realmente tornou-se mais fácil de atender aos desejos do cliente.

A empresa, que vende para a costa oeste, incluindo Arizona e Nevada, destaca a resiliência de seus componentes, especialmente durante eventos sísmicos. A Clark Pacific vê seu crescimento vindo principalmente de maior eficiência no atendimento aos seus mercados existentes, diz Ankheli.


Modular Building |February 16, 2020 |John Caulfield, Senior Editor

 
 
 

Opmerkingen


Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2023 por Renova Consultoria. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page