top of page

5 razões para utilizar o Concreto Auto Adensável

  • Foto do escritor: C&C
    C&C
  • 27 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de mar. de 2019

O concreto auto adensável (CAA), é um produto fluido, sem segregação, que se move por conta própria e preenche os espaços sem necessidade de vibração. Preenche as formas com densas armaduras sem vibração mecânica.



Video do Canal Construção Civil na TV #71 - Agradecimento ao amigo Sérgio Bach



História do Concreto CAA

No final dos anos 80, pesquisadores japoneses desenvolveram o CAA para resolver problemas com durabilidade do concreto, particularmente em paredes finas e complexas e com alto teor de armaduras. Empreiteiros colaboraram com especialistas das universidades para identificar modificadores de viscosidade que melhorassem a consolidação de concreto em tais aplicações. A história da CAA também incluiu a utilização antecipada na Escandinávia, estimulada pela disponibilidade imediata de pozolanas e filler de calcário.

Aplicação CAA

O uso de CAA é cada vez mais popular na produção de: Muitos tipos de concretos arquitetônicos; Vários elementos horizontais; Na produção de pré-moldados, onde as resistências à compressão ficam na faixa de 25 a 100 MPa o que permite o uso em qualquer elemento estrutural, desde vigas de pontes e pilares, galpões, galerias, etc. O CAA melhora a produtividade dos pré-moldados, aprimorando a automação e limita problemas de segurança na fábrica, incluindo aqueles associados ao uso de vibração.


5 razões para usar concreto auto adensável

Designers, desenvolvedores e clientes adotam cada vez mais os benefícios do CAA por diversos motivos.

1. Elimina a vibração mecânica

O concreto auto adensável reduz o trabalho necessário para aplica-lo e finalizá-lo. Elimina vibrações mecânicas e reduz o nivelamento. A eliminação da vibração nas configurações de produção pré-fabricadas reduz o ruído. Em um ambiente urbano, a diminuição do ruído pode até mesmo permitir mais horas de trabalho. A diminuição da necessidade de vibração também pode melhorar a segurança no local de trabalho. O CAA reduz os custos de capital e a necessidade geral gastos com a manutenção de equipamentos e formas de vibração.


2. Melhora o adensamento do concreto

A fluidez impressionante do CAA promove um adensamento bem-sucedido em torno de uma armadura densa e concentrada. Por exemplo, o CAA torna possível preencher com sucesso áreas inacessíveis a vibradores de ponta. Isso permite que as armaduras possam ser mais densas sem a necessidade de utilização de força no processo.


3. Melhora os acabamentos A fluidez do CAA reduz os requisitos de acabamento. Você precisará de menos trabalho de fricção e correção. Os arquitetos podem ter maior liberdade no design. O CAA também pode ser colocado em moldes complexos que não funcionariam com o concreto convencional. Dada a sua uniformidade e homogeneidade, é possível utilizar o CAA para criar acabamentos suaves e texturas precisas com relativa facilidade.


4. Facilidade de bombeamento Quedas mais altas e excelente fluidez promovem bombeamento mais fácil, incluindo bombeamento a alturas substanciais. A descarga mais rápida do caminhão para a bomba acelera a construção.


5. Economize dinheiro Quando você usa o CAA, as reduções de custos diretos e indiretos advêm de: Diminuição dos tempos de construção; Tempos de descarga e aplicação menores; Eliminação de reparos que de outra forma levam tempo; Menor desgaste nos equipamentos.


Classificações do CAA no estado fresco: De acordo com o NBR 15.823, a fluidez do CAA é medida por meio dos testes de slump-flow, a viscosidade plástica aparente t500 sob fluxo livre, a habilidade passante pelo anel J sob fluxo livre, habilidade passante pela caixa L sob fluxo confinado, a viscosidade plástica aparente pelo funil V sob fluxo confinado e a resistência à segregação pela coluna de segregação.





 
 
 

Comments


Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2023 por Renova Consultoria. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page